Tempo de leitura: 6 minutos
Amigo Estou Aqui é uma música de Randy Newman. Ela foi usada como música tema do filme Toy Story da Disney/Pixar, em 1995.
Desde seu lançamento, a canção se tornou presente em todas as outras sequências dos filmes, Toy Story 2, 3 e 4.
A música é tão boa que foi até indicada, na época, ao Oscar de melhor canção original. Mas ela acabou perdendo para Color of The Wind da Pocahontas, também da Disney.
Na gravação original de Amigo Estou Aqui, a música é cantada pelo próprio compositor, Randy Newman.
Já na versão brasileira, Loureval Filho, mais conhecido como Zé da Viola, foi o responsável por conquistar e marcar os corações de uma legião inteira de fãs de Toy Story.
Pode ter certeza, onde Amigo Estou Aqui é tocada, vai existir um fã de Toy Story emocionado!
E é por isso que você precisa aprender essa música hoje! Vem comigo.
Veja também: A Música mais Fácil e Bonita para Iniciantes (218k views)
Amigo Estou Aqui – Toy Story | Como tocar piano | Meus vídeos do Youtube
No ano de 2019 eu lancei no Youtube o meu primeiro vídeo tocando Amigo Estou Aqui.
Não era uma vídeo aula, mas sim um cover. É verdade que já existiam vários covers dessa música no Youtube, mas eu resolvi mostrar a minha versão assim mesmo.
Depois de um certo tempo, algumas pessoas me pediram para gravar uma vídeo aula ensinando a tocar Amigo Estou Aqui.
Eu pensava, “É melhor não, essa música é muito difícil, grande, cheia de notas. E a mão esquerda? Pior ainda, cheia de acordes!”
Mas não teve jeito. Depois de muitos pedidos eu resolvi atender o meu público e, em 2021, eu lancei no Youtube o tão pedido vídeo aula ensinando a tocar Amigo Estou Aqui do filme Toy Story.
Para você ver, a aula ficou tão grande que eu tive que dividir o vídeo em duas partes! Primeiro a mão direita e depois a mão esquerda.
Olha, deu trabalho mas ficou bem bonito. Quem quiser realmente aprender, vai conseguir, pode ter certeza!
Assista ao vídeo e me diga o que você acha.
Veja também: Como ler PARTITURA FÁCIL | Aula completa (66k views)
Partitura Amigo Estou Aqui – Toy Story
Como eu falei anteriormente, a música é difícil, então a partitura também é. Mesmo porque eu não facilitei muito e nem transformei muita coisa da música. A minha versão está bem próxima do original.
O tom é Mib, ou seja, si bemol, mi bemol e lá bemol. Existem muitas síncopes, notas ligadas e notas repetidas, principalmente na segunda parte.
Os acordes, ou seja, as cifras, são muitas e algumas ainda são invertidas.
Falando sobre a forma da música Amigo Estou Aqui, ela começa com uma introdução, que é muito bem conhecida, e logo passa para a parte 1 da música, que ocupa toda a primeira página. Essa parte 1 termina com a volta da introdução.
Já na página 2, começa a parte 2, que vai até o compasso 30. Então a música retoma a ideia principal, com algumas modificações, e começa a preparação para terminar a música.
Por fim, a introdução é tocada novamente e a música termina. Engraçado, não? Amigo Estou Aqui começa e termina com a introdução.
Por todos os elementos falados acima, eu considero Amigo Estou Aqui, do filme Toy Story, uma música de nível difícil.
Aprendendo a Mão direita
A mão direita começa tocando a introdução. Isso corresponde a toda a primeira linha. O dedilhado é um pouco difícil, mas depois que você acostuma, fica mais fácil, mesmo porque essa ideia apresentada na introdução vai aparecer mais duas vezes durante a música.
Assim que termina a introdução, a primeira parte da música aparece e já é possível cantar: Amigo, Estou Aqui… Essa primeira parte ocupa toda a primeira página da música.
Já na página dois, começa a segunda parte da música e uma série de notas repetidas é tocada.
No compasso 31 a música começa a retomar a ideia da primeira parte e meio que repete algumas ideias já vistas. Isso tudo vai até a fermata do compasso 36.
Após a fermata vem a coda, ou seja, o início do fim da música. Então a introdução é tocada novamente no final e a música acaba.
Aprendendo a Mão esquerda
Para tocar a mão esquerda você vai precisar conhecer os seguintes acordes: Eb (mi bemol maior), G/D (sol com baixo em ré), Cm (dó menor), B (si maior), E/Bb (mi bemol com baixo em si bemol), Bb (si bemol maior), D (ré maior), Db (ré bemol maior), Bb#5 (sib aumentado), Ab (lá bemol maior), Aº (lá diminuto), G (sol maior), F (fá maior), C (dó maior) e mais alguns.
Com exceção de algumas partes, toda a mão esquerda é tocada em “stacatto” e com o baixo separado do acordes, no estilo “baixo-acorde”. Assista o vídeo todo que você vai entender o que eu estou falando.
Na hora de juntar as mãos, não deixe de pegar a partitura, porque eu marquei em vermelho todas as junções entre a mão direita e a mão esquerda.
Dicas para aprender a música Amigo, Estou Aqui
O maior erro que um aluno pode cometer é sair tocando a música toda com as duas mãos.
Não faça isso! Comece aprendendo primeiro a mão direita e depois a mão esquerda.
Quando a mão direita souber tocar toda a música sozinha, você deve verificar se você sabe tocar as notas da mão esquerda.
Se ambas as mãos estiverem boas e seguras, aí sim você pode juntar as mãos.
Na hora de juntar, você deve diminuir a velocidade e tocar bem devagar.
É importante também dividir a música em partes pequenas, para facilitar o aprendizado e a memorização.
Esse é o segredo para aprender a tocar uma música.
Siga essas dicas que você irá conseguir, pode ter certeza.
Não deixe de assistir o vídeo no Youtube, você vai aprender mais rápido.
Uma boa música para você e qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo:
pianoclubcontato@gmail.com
Prof. Gil Borges
Assista agora: Top 10 Exercícios de Piano para Iniciantes (245k views)
Nível da música: difícil
Você quer mais músicas de nível difíceis? Clique aqui.
Todas as músicas são de propriedade de seus respectivos proprietários. Ao realizar o download desta partitura você concorda que ela será utilizada apenas para fins pessoais, educacionais e não comerciais.