Azul da cor do mar – Tim Maia | Partitura para Piano e teclado

Tempo de leitura: 4 minutos

azul da cor do mar partitura
Tim Maia, o “síndico”

Lá para os anos de 1969, um ano antes de lançar um de seus maiores sucessos, Azul da cor do mar, Tim Maia estava passando por uma fase ruim na sua vida.

Ele morava em um pequeno apartamento de dois quartos que dividia com dois amigos, também músicos no Rio de Janeiro.

Cada um dos amigos ficava com um dos quartos e, para a tristeza de Tim, que além de estar sem dinheiro, sem cama e sem namorada, ainda tinha que assistir o sucesso dos amigos que sempre saiam em turnê e também estavam sempre rindo com suas namoradas.

Quando os tais amigos viajaram, Tim Maia ficou sozinho no apartamento e compôs, Azul da cor do mar, considerado por muitos como uma de suas melhores músicas.

“Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir tenho muito pra contar, dizer que aprendi, que na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri.

O público e a crítica receberam bem a música Azul da cor do mar, onde foi lançada no primeiro álbum de Tim, intitulado Tim Maia, de 1970.

Veja também: Como ler PARTITURA FÁCIL | Aula completa (66k views)

Azul da cor do mar | Meu vídeo no Youtube

Há muito tempo atrás, eu fiz um vídeo no meu canal do youtube, o PianoClub, onde eu ensinava a tocar a música Azul da cor do mar.

O vídeo não é bem uma aula, que as pessoas chamam de tutorial. Ele é o tipo de vídeo onde as barrinhas coloridas “vão descendo” e mostrando quais notas a gente deve tocar.

De qualquer forma, não deixe de assistir, porque o arranjo que eu preparei ficou bem legal.

Assista o vídeo e diga para mim o que você acha

Assista agora: Top 10 Exercícios de Piano para Iniciantes (245k views)

Sobre a partitura Azul da cor do mar

Fazer a partitura dessa música foi bem fácil. A música se repete várias vezes e a melodia, que é tocada pela mão direita, não apresenta grandes dificuldades.

Talvez o que possa ser um pouco difícil para os alunos iniciantes são os três sustenidos que a música traz: fá#, dó# e sol#.

Mas como eu falei, a música é bem repetitiva, então, uma vez aprendido uma parte, o resto já está pronto.

Eu considero o nível da música Azul da cor do mar fácil, mas ela também pode ser considerada médio, dependendo do ponto de vista.

Mão direita

A mão direita de Azul da cor do mar já começa logo de cara tocando a melodia, ou seja, a letra, e já no compasso 9 a ideia se repete.

No compasso 17 uma linda descida melódica é apresentada e pode trazer uma certa dificuldade com os dedos, mas superando isso, tudo fica tranquilo.

Chegando ao final da primeira página, tudo se repete por causa do ritornelo, a música vai para a página dois e repete novamente (eu falei que a música era bem repetitiva…).

Mão esquerda

A mão esquerda de Azul da cor do mar começa com uma sequência de A (lá maior), Bm (si menor), e C#m (dó sustenido menor).

Talvez algumas pessoas sintam alguma dificuldade para tocar o B e principalmente o C#m, mas quem já estudou a formação dos acordes maiores e menores, não vai encontrar dificuldades.

Durante o resto da música, o acorde de E (mi maior) e D (ré maior) aparecem, mas esses acordes são bem fáceis.

Com relação ao ritmo da mão esquerda, ou seja, como ela vai ser tocada, eu optei por acordes na fundamental que se repetem duas vezes. Dessa forma, a música não fica muito parada e também não fica tão difícil.

Lembrando, antes de juntar as mãos, procure aprender primeiro a mão direita, depois a mão esquerda e depois você junta tudo. Essa é a melhor forma de aprender.

Uma boa música para você e qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo através do meu e-mail:

pianoclubcontato@gmail.com

Prof. Gil Borges

Veja também: A Música mais Fácil e Bonita para Iniciantes (218k views)


Nível da música: fácil

Você quer mais músicas de nível fácil? Clique aqui.

Azul da cor do mar – Partitura

azul da cor do mar partitura
curso de teclado online

Todas as músicas são de propriedade de seus respectivos proprietários. Ao realizar o download desta partitura você concorda que ela será utilizada apenas para fins pessoais, educacionais e não comerciais.


Deixe seu comentário